a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Bem Vindo!     Contato: +55 (11) 3732 2032      WhatsApp: (11) 98446-0111      Siga-nos

 

Instituto GESC

Agradecimento do Webinar Diálogos de Impacto – LGPD

Proteção de dados é fundamental para promover a liberdade e privacidade das pessoas.

 

Há quem acredite que não tem o que esconder e diz que sua vida “é um livro aberto”, porém, na era da informação onde os “dados são o novo petróleo”, o acesso ilimitado e indiscriminado às informações pessoais colocam em risco o direito fundamental à liberdade e privacidade, já descrito na constituição brasileira, muito antes de escândalos internacionais envolvendo informações de pessoas na internet se tornarem frequentes no noticiário.

 

A expressão “dados são o novo petróleo” foi criada por Clive Humby, um matemático londrino especializado em ciência de dados e quer ilustrar que quem tem acesso à dados e souber usar a seu favor, tem potencial de grandes ganhos.

 

No último dia 29 de julho de 2020, o Instituto GESC promoveu mais um webinar da série de eventos Diálogos de Impacto, onde foi apresentada a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, discutindo seus impactos e perspectivas, em especial para as Organizações da Sociedade Civil.

 

Durante a conversa, Dr Claudio Ramos, alertou sobre o grande desconhecimento das OSCs acerca do tema, que muitas vezes acreditam que a LGPD é uma atribuição de exclusiva de TI em contrapartida e também ignoram todas as sanções a que estão essas organizações estão sujeitas se não atenderem o que determina a lei.

 

Durante a conversa, Dr. Julius comentou sobre o conceito de corpo virtual ou eletrônico, que nos descreve através todas as interações no meio digital como compartilhar conteúdo, dar “like”, os assuntos que buscamos, comentários etc. e podem revelar muito mais sobre um indivíduo do que sua aparência física ou informações de registro civil, por exemplo.

 

Dr. Claudio Ramos é profissional da Contabilidade, Advogado, Economista, Palestrante, Professor e Consultor, Pós-Graduado em Direito Digital (ESA-SP), Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Osasco, Vice-Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB Osasco, membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Seccional da OAB-SP e Conselheiro e Instrutor de Marco Legal do Instituto GESC (FIA).

 

Dr Julius Kikuda Santana é advogado, Pós-Graduado em Direito Digital (ESA-SP) e Membro da Comissão de Direito Digital da OAB Osasco.

 

Se você participou ou quer rever, esta é mais uma oportunidade de entender como a Lei 13.709/2018 impacta a rotina das organizações, empresas e pessoas e como elaborar e implantar medidas imediatas.

 

 

pt_BRPortuguese